sábado, 31 de dezembro de 2022

1940 - ∞



Caros amigos,

 

O futebol tem uma relevância absurda na minha vida. Sempre teve. Talvez até numa intensidade acima do razoável, não sei...

 

O que sei é que desde muito cedo me envolvi com esse esporte maravilhoso por inúmeros motivos. Quando criança, nossa perspectiva de tempo é totalmente diferente. Um fato ocorrido há 5 ou 10 anos era como uma vida inteira (e era). Hoje sabemos que esse tempo é um piscar de olhos...Então, a rigor, comecei a me envolver com futebol logo depois que o REI parou. Entrevistas de jogadores, comentários em programas esportivos de rádio e TV e os deliciosos “videotapes” retratavam a carreira do REI a todo instante. De alguma forma, ELE era próximo...

 

Lá pelos meus 11/12 anos, minha família adquire um bem “revolucionário” para os padrões da época. Um videocassete (se algum jovem estiver lendo, sugiro “dar um Google”). Minha alegria era gravar os “Gols do Fantástico” e revê-lo por toda a semana, inúmeras vezes, os gols do domingo...Era possível dar pausa e avançar quadro a quadro...Inesquecível...

 

Até que um dia, meu primo Marcus leva à minha casa uma fita VHS do filme “Isto é Pelé!” Lembro até hoje da primeira vez que assisti (boquiaberto)...Meu objeto de desejo passou a ser ter esse VHS. Por algum motivo, não achei para comprar em São Paulo e meu falecido Tio Jaime encontrou uma última unidade em Catanduva e a comprou para mim...Ainda tive que esperar o momento que algum parente viesse à capital paulista para entregar meu tesouro...Sem exagero, devo ter assistido esse filme umas 2 centenas de vezes, várias com meu primo. Lembrava de todas as falas (aliás, apesar da idade, lembro uns 70% delas até hoje). Sim...a inexorável paixão pelo futebol estava reforçada eternamente pela alicerce real.

 

Não...Não vou falar de todos os seus feitos...Isso é desnecessário. Apenas reconhecer que você, REI, é o maior embaixador da história desse país. Tive a oportunidade de visitar mais de 50 países até hoje e em todos eles há um padrão. A forma como as pessoas reagem ao descobrirem que somos brasileiros...Um sorriso e a palavra PELÉ nos mais variados sotaques. De certa forma, não surpreende a enorme repercussão e as homenagens vindas dos 4 cantos do planeta nesse triste 29 de dezembro de 2022.

 

PELÉ, meu muito obrigado!! Por tudo! Tudo mesmo, inclusive aqueles segundos que você perdeu para escrever essa mensagem (foto acima) que, um dia, será passada para meu filho, afinal, o legado é eterno...

 

Fique com Deus, Majestade!

 

O “Prisco Palestra” nunca publicou um “post” que não tratasse de Palmeiras. A primeira e última exceção é essa.

 

Marcelo, o súdito.





Nenhum comentário:

Postar um comentário