terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Arena, sub-20 e os erros de sempre

Amici,

Na contra-mão da mídia esportiva, que se alimenta diariamente de negatividade em qualquer atividade humana, o post de hoje trata de 3 assuntos, 2 deles positivos.

                                         Obras Arquibancada e Camarotes
                                         Fabio Menotti/Ag Palmeiras/Divulgação

1 - Acima, uma foto assustadora, no sentido positivo: o Palestra Itália vai desaparecendo, lentamente. No lugar dele, a promessa do mais moderno complexo esportivo sulamericano. Mesmo assim, setores do clube e da imprensa insistem em colocar em dúvida a execução do projeto da Arena Palestra. Fica a seguinte dúvida: a quem interesse tumultuar?

2 - Sub-20

Conforme antecipado no post do último sábado, o destaque fica para as categorias de base do Palmeiras. O trabalho está sendo tão bem feito que até o globoesporte.com, conhecido por estampar diariamente manchetes de viés negativo para as coisas do verdão, produziu matéria positiva sobre o tema:

http://sportv.globo.com/videos/v/palmeiras-quer-comecar-2011-vencendo-a-copa-sao-paulo-de-futebol-junior/1394106/#busca=copa%20s%C3%A3o%20paulo

Resultado direto da reformulação no comando da base, antes entregue a amigos e amigos dos amigos e agora nas mãos de Marcos Biazotto, formado em Educação Física e Pedagogia, com Pós-Graduação em Psico-sociologia e com passagens de sucesso por Paulista e Atlético/PR.

Com ele, operou-se verdadeira revolução no departamento; hoje os garotos da base contam  com  Assistentes Sociais, Psicóloga, Médicos, Fisiologistas, Fisioterapeutas,  Nutricionista,  Advogados,  Alojamento para 50 atletas, Refeitório, Plano de Saúde e parcerias com escolas.

Quando o trabalho é bem feito, os resultados aparecem. Após alcançar a fase semifinal da Copa São Paulo de 2010 e ser eliminado nos pênaltis para o Santos sem ter perdido uma só partida, a equipe sub-20 do verdão alcançou feito histórico ao chegar à final da competição nacional, contra o Cruzeiro - veja post de 18.12. A partida acontece hoje e independentemente do que ocorrer, já teremos alcançado projeção nacional e internacional em torneio que conta com olheiros do mundo inteiro.

Boa sorte verdão.

3 - Erros de sempre

É incrível como os nossos dirigentes são amadores quando o assunto é lavar roupa suja. Reflexo direto da falta de uma política de comunicação, essencial para o bom desempenho de qualquer organização empresarial. 

No Palmeiras, todos dão entrevistas, poucos ou ninguém tem preparo para isso, e muitas vezes mais de uma pessoa fala sobre o mesmo assunto. Até quando? A consequência  pode ser vista diariamente nas manchetes dos jornais: crises, bate-boca entre dirigentes e jogadores e ninguém aprende. Uma pena.

Diversas vezes este subscritor já sugeriu à presidência uma atenção especial ao tema. Oxalá o novo presidente possa observar a importância do assunto e criar uma estrutura profissional de comunicação a exemplo do que fizeram com a base.

Abraço a todos

domingo, 19 de dezembro de 2010

Resposta aos inconformados

Nesta semana os meios de comunicação noticiaram que a CBF irá reconhecer os títulos da Taça Brasil disputados de 1959 a 1968, e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata de 1967 a 1970.

Palmeiras e Santos passam a figurar, desta vez oficialmente, com oito títulos brasileiros cada. Com a decisão, o primeiro campeão brasileiro passa a ser o Bahia, que venceu a competição de 1959. Divulgada a notícia imediatamente uma guerra de opiniões foi promovida na imprensa.

No dia do anúncio, o site da ESPN apresentava crítica de PVC e entrevista de Marco Aurélio Cunha, naturalmente contrário à decisão oficial. Ninguém foi ouvido, ao menos durante o tempo em que estava logado, defendendo a equiparação.

Como sempre os jornalistas, no que se refere a futebol, agem como torcedores. Conhecidos profissionais de imprensa corintianos e sãopaulinos criticaram a decisão, esquecendo-se que à época, os próprios jornais davam esse status às competições.

O blog do Paulo Massini tem entrevista com o jornalista Odir Cunha que fez excelente trabalho sobre o tema. Confiram: http://www.paulomassini.com.br/2010/12/13/a-cbf-reconhece-o-obvio/ .

O 3VV - Terceira Via Verdão - traz ainda artigo postado no blog do Torero, respondendo pacientemente todas as críticas endereçadas ao reconhecimento:  http://blogdotorero.blogosfera.uol.com.br/sempre-aos-domingos/sobre-imperadores-e-melancias-esclarecimentos-a-imprensa-sober-a-unificacao/ .

Como OCTACAMPEÃO NACIONAL pergunto: o que certo time sediado no Jardim Leonor fará com todo o material publicitário em homenagem ao hexa? E a Taça das Bolinhas?

Abraço a todos e bom domingo.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Base

O Palmeiras não possui tradição no que se refere a revelar talentos. Pelo contário, nos últimos anos, muitos garotos que jogaram na base acabaram destacando-se em outros clubes e poucos títulos foram conquistados.

Mas parece que esse panorama está se modificando. O projeto que envolve a base está no início mas já é possível observar frutos dessa iniciativa fato que nos dá uma boa perspectiva quanto ao futuro.

Não temos, é verdade, a simpatia da imprensa também nesse aspecto. A tão ovacionada categoria de base leonor revelou um zagueiro, logo alardeado pela mídia e vendido para a Europa. Também teve o Oscar, sempre convocado para as seleções de base mesmo sem jogar com alguma constância. Nesse caso, por incompetência e por excesso de protecionismo da legislação com os jogadores, deixaram escapar o garoto, apesar das ameaças veladas de Marco Aurélio Cunha pouco difundidas pelos jornais coloridos.

Apesar disso, o futuro parece promissor. Em 2009, o Palmeiras venceu o Grêmio Barueri por 4×0 e se sagrou, pela quinta vez, Campeão Paulista sub-20. O Verdão sub-20 começou a partida com Borges; Gabriel Galan, Wellington, Maicon e Gabriel Silva; Bruno Turco, Danilo, Nádson e Francinei; Felipe e Afonso.

Esta equipe foi a base do Palmeiras na Copa São Paulo de juniores, torneio em que chegamos às semifinais, perdendo a vaga para o Santos, posteriormente operado pela arbitragem na decisão contra advinhem quem? Sim, como sempre o rei dos bastidores, aquele time do Jardim Leonor.

Dessa garotada, Gabriel Silva foi promovido para a vaga de Armeiro e foi titular durante boa parte da temporada. Bruno Turco, juntamente com Fernando e Luis Felipe, foram aproveitados nos últimos jogos do brasileirão e podem integrar o elenco em 2011.

Neste mês, o Palmeiras está disputando o Campeonato Brasileiro Sub-20 e pela primeira vez desde que foi criado (2006), atinge as semifinais da competição, vencida pelo Inter em 2006, Cruzeiro em 2007 e pelo Grêmio em 2008 e 2009. Joga amanhã contra o Vitória e, se passar, enfrenta na final o vencedor de Cruzeiro e Vasco.

Independentemente do que ocorrer, o fato é que o trabalho desenvolvido na base está dando frutos. Se analisarmos os resultados obtidos e o avanço do projeto de construção de um Centro de Treinamentos em São Roque, creio que em pouco tempo teremos excelência na formação de atletas e não precisaremos gastar dinheiro com jogadores medianos. O aproveitamento da garotada formada pelo clube, além de representar uma operação a um custo mais baixo, ainda pode gerar receita para o clube em uma boa negociação no futuro.

Sorte verdão, ou como diriam os italianos: "in bocca al lupo, crepi il lupo!"

domingo, 12 de dezembro de 2010

Para informar sem deformar

Amigos alviverdes. Este blog nasce para falar de Palmeiras, tentando muito mais construir do que cornetar. Aliás, de corneteiros nossa torcida certamente é líder. Por isso, não precisamos de mais acidez do que naturalmente já temos.

Nasce também pela necessidade de confrontarmos a mídia esportiva tradicional, contaminada, em muitos casos, por comportamentos obscuros, suspeitos e quase sempre com viés negativo quando o assunto é Palmeiras. Para ter destaque positivo o Palmeiras precisa fazer muito mais do que os rivais.

Hoje, por exemplo, acessei (e me arrependi no mesmo instante) o lancenet.com, apenas para ver se havia novidades e as manchetes negativas lá estavam, como sempre, falando da dívida, contusão do Valdívia e outros assuntos mornos.

Nasce ainda como proposta aos dirigentes do futebol de como conduzir o contato com a imprensa, já que, como está, certamente não pode continuar. Organização interna, treinamento e definição de porta-vozes são apenas algumas providências que tornariam a relação com a imprensa mais eficaz e, consequentemente, a imagem do Palmeiras melhor promovida.

Abraço a todos.