sábado, 18 de dezembro de 2010

Base

O Palmeiras não possui tradição no que se refere a revelar talentos. Pelo contário, nos últimos anos, muitos garotos que jogaram na base acabaram destacando-se em outros clubes e poucos títulos foram conquistados.

Mas parece que esse panorama está se modificando. O projeto que envolve a base está no início mas já é possível observar frutos dessa iniciativa fato que nos dá uma boa perspectiva quanto ao futuro.

Não temos, é verdade, a simpatia da imprensa também nesse aspecto. A tão ovacionada categoria de base leonor revelou um zagueiro, logo alardeado pela mídia e vendido para a Europa. Também teve o Oscar, sempre convocado para as seleções de base mesmo sem jogar com alguma constância. Nesse caso, por incompetência e por excesso de protecionismo da legislação com os jogadores, deixaram escapar o garoto, apesar das ameaças veladas de Marco Aurélio Cunha pouco difundidas pelos jornais coloridos.

Apesar disso, o futuro parece promissor. Em 2009, o Palmeiras venceu o Grêmio Barueri por 4×0 e se sagrou, pela quinta vez, Campeão Paulista sub-20. O Verdão sub-20 começou a partida com Borges; Gabriel Galan, Wellington, Maicon e Gabriel Silva; Bruno Turco, Danilo, Nádson e Francinei; Felipe e Afonso.

Esta equipe foi a base do Palmeiras na Copa São Paulo de juniores, torneio em que chegamos às semifinais, perdendo a vaga para o Santos, posteriormente operado pela arbitragem na decisão contra advinhem quem? Sim, como sempre o rei dos bastidores, aquele time do Jardim Leonor.

Dessa garotada, Gabriel Silva foi promovido para a vaga de Armeiro e foi titular durante boa parte da temporada. Bruno Turco, juntamente com Fernando e Luis Felipe, foram aproveitados nos últimos jogos do brasileirão e podem integrar o elenco em 2011.

Neste mês, o Palmeiras está disputando o Campeonato Brasileiro Sub-20 e pela primeira vez desde que foi criado (2006), atinge as semifinais da competição, vencida pelo Inter em 2006, Cruzeiro em 2007 e pelo Grêmio em 2008 e 2009. Joga amanhã contra o Vitória e, se passar, enfrenta na final o vencedor de Cruzeiro e Vasco.

Independentemente do que ocorrer, o fato é que o trabalho desenvolvido na base está dando frutos. Se analisarmos os resultados obtidos e o avanço do projeto de construção de um Centro de Treinamentos em São Roque, creio que em pouco tempo teremos excelência na formação de atletas e não precisaremos gastar dinheiro com jogadores medianos. O aproveitamento da garotada formada pelo clube, além de representar uma operação a um custo mais baixo, ainda pode gerar receita para o clube em uma boa negociação no futuro.

Sorte verdão, ou como diriam os italianos: "in bocca al lupo, crepi il lupo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário