Não é só o editor de Prisco Palestra e o colunista (um pouco ausente) Rogério, o crítico, que enxergam a manipulação da informação em favor do time de Jardim Leonor, praticada por determinados veículos de imprensa esportiva.
Reproduzimos na íntegra brilhante análise feita pelo VERDAZZO! sobre matéria escrita talvez pelo mais leonor dos sites brasileiros: o UOL!
E pra não perder a oportunidade, chupa leonores, eliminados na primeira fase da copinha, apesar da grande base, da organização ímpar, do modelo de gestão, do CT de Cotia, do hotel, da cobertura do panetone e da puta que o pariu. Aliás, Ademilson quem????
Ajudem o UOL a elogiar o #clubediferenciado
Ontem tivemos a chance de ver uma pérola do jornalismo sãopaulino. Matéria do portal UOL tem como manchete a seguinte frase: “São Paulo se livra de ‘rejeitados’ pela torcida e rejuvenesce elenco para 2012“. Duvida? Tá aqui ó.
Quando o portal usa o termo “livrar-se”, fica claro que o jornalismo já foi pro saco logo na chamada. A expressão é usada por torcedores, parciais por definição. Depois de mais de trinta anos acompanhando futebol, jamais vi na imprensa uma expressão como essa.
Mas o mais impressionante são os argumentos usados para sustentar o tal ‘rejuvenesce‘. O gênio construiu o seguinte raciocínio: aproveite que Rivaldo, de 39 anos, foi dispensado, e tire a média das idades dos cinco dispensados pelo clube. Faça o mesmo com os cinco contratados. Uau, a diferença das médias de idades dos dois grupos é de 1,8 anos. Conclusão: a diretoria se livrou das tranqueiras, e o time rejuvenesceu! Não é mesmo um clube diferenciado?
Vamos fazer uma suposição: tiremos Rivaldo e Fabrício desses grupos. A diferença da média de idade entre os que entram e os que saem despenca para 0,25 anos. Tá bom, o “se não joga”, então vamos sem suposições: vamos tirar a média de todo o elenco antes, e de todo o elenco depois das transferências. A diferença cai para 0,30 anos. É isso que de fato ‘rejuvenesceu’ o elenco, e sabe-se lá o que isso significa no quanto o time vai correr em 2012.
Na reportagem não há nenhuma menção à qualidade dos tais reforços – dentre eles o ignóbil Paulo Miranda, de passagem tétrica por aqui há alguns anos. Não se toca no assunto do quanto foi gasto. Mas os ganhos financeiros com as vendas são bastante elogiados. O esforço para construir uma reportagem positiva para o #clubediferenciado chega a ser comovente.
Mas agora nossos amigos da imprensa estão em apuros. O time de meninos do SPFC foi eliminado na primeira fase da Copa São Paulo de Juniores ao perder por 2×1 para o Grêmio Itinerante, em Barueri, depois de ter empatado com o Sergipe na rodada anterior. Não dá pra usar nem o velho e verdadeiro “o que importa é revelar talentos e não o resultado”, porque ninguém consegue apontar nenhum jogador nos pequenos bambis que valham dez pares de chuteiras.
Sendo assim, vamos em socorro de nossos bravos jornalistas do UOL. Com nossa criatividade, vamos ajudá-los a sair dessa enrascada. Deixem nos comentários sugestões de manchetes e matérias que exaltem o #clubediferenciado e assim ajudem a rapaziada a não levar bronca do chefe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário