segunda-feira, 4 de julho de 2011

ROGÉRIO, O CRÍTICO

Desabafo de nosso colaborador a mais uma agressão da imprensinha esportiva:


"Prezado repórter,

Sou assinante do JT e, por vezes, me deparo com algumas reportagens esportivas um pouco inexplicáveis.

Uma delas foi publicada hoje, tratando da dúvida sobre a grande rivalidade no futebol paulista.

Qual a pertinência, importância, relevância do tema sob o ponto de vista jornalístico? Há cerca de 2 ou 3 meses a Veja SP publicou um texto pequeno falando da rixa entre as diretorias do SPFC e do SCCP, mas felizmente parou por aí e não mexeu no grande DÉRBI.

Deixemos então o DÉRBI em paz. Sim, o DÉRBI, maior clássico do futebol paulista, que assim o é por ser composto de dois clubes que nasceram de colônias em conflito, no começo do século passado, um sendo dissidência do outro, composto pelas duas torcidas mais apaixonadas do Estado.

Sim, porque a torcida do Santos é apaixonada mas não é grande, e a do SPFC é grande, cresceu, mas traz um perfil de torcedor diferente (que eu nem chamaria de torcedor, mas sim de consumidor), e que se apega aos títulos e não necessariamente ao clube (mais ou menos como o eleitor que vota no candidato apenas porque este está na frente nas pesquisas...).
 
O SPFC é um grande clube, maior campeão nacional, compõe o nosso trio de ferro, mas é um coadjuvante quando estamos falando do grande DÉRBI.

Sim, do jogo sobre o qual existe filme e livro: Palmeiras x Corinthians ou Corinthians x Palmeiras.

Querer ir além disso não tem razão. A reportagem traz subjetivismos óbvios que não levam a lugar nenhum, inclusive com depoimento obviamente tendencioso de diretor do SPFC. Parece até reportagem paga....do tipo "jabá". Será que é?

O Palmeiras perdeu espaço na mídia porque não tem uma assessoria de imprensa competente, enquanto que o SPFC faz justamente o contrário (afinal tem até jornalista esportivo que é conselheiro vitalício lá), mas querer insistir nesse assunto do DÉRBI com depoimentos nitidamente circunstanciais está ficando, acima de tudo, chato.

Usar o mote da última goleada do SCCP sobre o SPFC como justificativa não é sério, pois emails com piadas acontecem o tempo todo entre todas as torcidas após os clássicos.

A CBF resolveu colocar os grandes clássicos estaduais fechando o Brasileirão desse ano. Qual o último jogo do Palmeiras e do Corinthians?

Enfim, vamos deixar o DÉRBI em paz, assim como o Choque-Rei e o Majestoso. Que tal falarmos do fato do SCCP ter passado mais de um século sem a competência e a capacidade de construir um estádio por conta própria? Ou que tal falarmos que o SPFC já não é mais o modelo de administração diferenciada de outrora, já que leva passa moleque de moleque da base (Oscar), mantém um técnico por não querer pagar a multa rescisória e contrata ex-jogador em atividade por mais de 100 mil por mês?

Enfim, apenas algumas reflexões.

Obrigado pela atenção."

Rogério, o crítico

Um comentário:

  1. Boa, Roger! Não li a reportagem e nem quero ler. Mais uma pataquada ridículo de pseudos jornalistas que se vendem e dizem escrever "matérias". Continuamos de olho!

    AZ

    p.s.: só um reparo: essa história que o Palmeiras é dissidência do curintia é lenda...

    ResponderExcluir