terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Dormência do Gigante - Diretoria Visão Curto Prazo

Caros amigos,

Já virou chavão. Pode ser numa conversa com o garçom no bar, com o taxista, com o amigo adversário, com o seu conhecido palmeirense fanático, discute-se, discute-se e sempre vem a frase:

“O problema do Palmeiras é a diretoria. Assim fica difícil”.

Não quero aqui defender a diretoria (acho que deixei claro no post anterior), mas dar um outro enfoque ao tema.

Primeiro, me causa estranheza que ninguém correlacione nosso momento atual ao “all in” produzido pelo Belluzzo em 2009 e parte de 2010. Com apoio da grande maioria da torcida, na época demos aumento para Diego Souza, Pierre, trouxemos Muricy, Wagner Love e, mais recentemente, o retorno de Kleber, Felipão e Valdivia. Apesar de compreender que o torcedor é apaixonado, acho estranho como tratam o Palmeiras como uma espécie de Banco Central, onde emite-se moeda quando necessário. A torcida urra que tem que trazer fulano, cicrano e beltrano, pouco ou nada se importando com o que isso interfere no futuro.

O fato é que essa diretoria, do ponto de vista financeiro, pegou uma terra arrasada e isso praticamente inviabiliza qualquer alternativa factível de fortalecer o time no curto prazo. Lembro que até hoje, o Palmeiras não pagou os absurdos R$ 10 MM ao Banif pela contratação do Valdivia. A única coisa que conseguiram fazer foi colocar o salário em dia (o maior doping do jogador).

Além disso, queria dar uma outra visão. Na prática, hoje, o Palmeiras tem um dos melhores CT’s do país, um dos melhores centros de reabilitação de atletas, paga salários em dia, ou seja, dá toda a estrutura ao futebol profissional. Meu ponto é que influência direta tem os problemas da diretoria no famoso quarta e domingo?

Já argumentei que o time do Palmeiras é igual aos demais.Sendo assim, que culpa tem, na prática, a diretoria na derrota de 6 em Curitiba, na perda do Paulistão para o Corinthians ou na forma patética como entregamos o jogo para o Atlético – GO com 2 homens a menos?

É evidente que a diretoria se mostrou muito despreparada no caso Kléber (em julho) e agora no caso João Vitor, mas é impressionante como tudo recai exclusivamente nela. Sob certo ponto de vista, é confortável jogar no Palmeiras. O mal maior é culpado de tudo e os milionários jogadores e técnicos são vítimas de tudo isso que está aí... Será que não têm outros culpados também? É o que vamos discorrer no próximo post.


Por Marcelo, o racional

Nenhum comentário:

Postar um comentário