segunda-feira, 16 de maio de 2011

VARIADOS

Caros amigos,

Procurei respeitar as férias sugeridas pelo nosso líder editor. Por isso, esse período de descanso...Hoje vamos abordar assuntos por tópicos:

1 – Queda dos Leonores             

Havia um certo consenso que, em comparação com a forma como os outros clubes do país eram administrados, o São Paulo era diferenciado. Algo do tipo “Quem tem olho em terra de cego é rei”.

Após a estranha demissão de Muricy, a soberba falou mais alto e o que vimos o SP fazer?

A - Contratação de jogadores caros e “sem fome”, vulgo medalhões (Fernandão, Léo Lima, Cléber Santana, Rivaldo, Juan etc..)

B – Rotatividade de técnicos – A soberba dizia que a estrutura ganhava títulos (para diminuir o Muricy).

C – Jogadores desancando o técnico na imprensa. 

D – Fervor político com presidente “canetando” reeleição.

Cá entre nós, isso era comum apenas em outros Parques...

O que mostra que incompetência não escolhe bairro.

E, parafraseando Muricy que dizia que a bola pune, eu digo: “ A incompetência pune”.


2 – Tirone


Pertenço a uma flagrante minoria da torcida, mas concordo quase integralmente com as declarações do Tirone ao JT (exceto a questão da troca pelo Dagoberto).

Entretanto, uma ressalva fundamental. A ÚNICA pessoa no planeta que não poderia dar essas declarações era o presidente da instituição.

Mais uma “bola fora” de uma presidência que claramente não se esforça para mudar o clube (Base, CT, marketing, sócio torcedor, etc...) e repete os mesmos erros de uma administração extremamente passional.

Paixão é EXCLUSIVIDADE de torcedor, não de dirigente.


3 – Domínio Financeiro


Tema abordado primeiro pelo Prisco Palestra e já foi “roubado” em colunas de Juca Kfouri (Folha) e Antero Greco (Estadão).

Brincadeiras à parte, mais um exemplo ontem. Como vocês sabem, o Cruzeiro tem receitas semelhantes à de SP e Palmeiras. Um marco inquestionável, tendo em vista que o clube tem 1/5 da torcida desses times e faz parte de um mercado consumidor muito menos  favorável (MG x SP).

O Atlético, por outro lado, não seguiu o mesmo caminho. Pois bem, já é constrangedor o domínio da Raposa sobre o Galo. E o último título nacional do alvi-negro foi em 1971...


4 – Medalhões


Continuam fazendo rombos nas finanças, mas estão dando “show de bola”. Pena que fora das quatro linhas, especialmente à noite. Ronaldinho Gaúcho, é o mais novo exemplo. Se juntam a Deco, Émerson, Belletti e Carlos Alberto, só para ficar no RJ.


5 – Reflexão


Os últimos times do Muricy foram o Náutico, São Caetano, Inter-RS, São Paulo, Palmeiras, Fluminense e Santos. Ganhou títulos em todos, menos no Palestra.


6 – Palmeiras


É difícil, para não dizer irritante, reafirmar isso. Até por falta de opção, o caminho é perseverar. Teremos W. Paulista e Maikon Leite. No mais é manter o time por mais 18 meses e contratar 2 ou 3 jogadores para carências pontuais, desde que sem “medalhões”. O torcedor, obviamente, pode e deve torcer o nariz para esse caminho. Penso que os dirigentes, não.


7 – Derrota para o Coritiba


Não somos a maravilha que tentaram nos falar quando ganhamos do Santos na Vila, nem a porcaria que tentaram nos falar quando perdemos lá. O time demonstrou solidez defensiva em 98% dos jogos e não podemos, por 1 jogo, dizer que tudo está errado.


8 – Mexer em Vespeiro


Alguns colocam em dúvida meu sentimento de torcedor, já que tento fazer um papel mais racional nesse espaço. Com essa opinião, vão ter certeza que torço para algum rival (rs).

Mas, vale a pena pagar R$ 2 MM/ano para um goleiro que, na média, faz menos de 25 jogos por ano desde 2002 (a temporada tem cerca de 80 jogos), sendo que sempre tivemos reservas excelentes (Cavallieri, Deola) e quando precisamos de paz o cidadão chuta o balde de forma acintosa?


Por Marcelo, o racional

Nenhum comentário:

Postar um comentário