1 - Manchetes
2011 começou e o Palmeiras, como é de costume, vai mal nas manchetes.
Na ESPN, o assunto Valdívia permanece em destaque, agora com a palavra da direção palmeirense "minimizando problemas". Veja o link: http://espnbrasil.terra.com.br/palmeiras/noticia/167455_DIRETOR+PROMETE+PALMEIRAS+COM+PERFIL+VENCEDOR+E+MINIMIZA+PROBLEMAS+COM+VALDIVIA
No Lance, duas manchetes: de um lado, a divulgação da quantia gasta pela WTorre até o momento afirmando-se que assim, a Arena Palestra Itália é "fato irreversível". Esqueceu-se de dizer que os únicos que acreditavam no fracasso do empreendimento era a própria imprensa e a oposição do clube. Nem mesmo os rivais estavam descrentes. De outro lado, pancada: http://www.lancenet.com.br/palmeiras/Verdao-falha-plano-inicial-reforcos_0_398960202.html . Segundo o jornal de perfil leonor, o Palmeiras começa o ano falhando e estamos ainda no dia 2 de janeiro.
No Globo Esporte, fala-se em "arestas" e conversa de Palaia com Valdívia e Felipão na reapresentação do Alviverde. Fica a pergunta: porque continuamos dando entrevistas sobre esses temas, gerando notícias de qualidade baixa? http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2010/12/palaia-promete-conversar-com-valdivia-e-felipao-na-reapresentacao.html
Na Folha...não, não...no segundo dia do ano me recuso a ler o pior jornal em circulação em todo o planeta. Aliás, já passou da hora do palmeirense simplesmente fingir que a turma dos Frias não existem.
Precisamos aprender a produzir notícias positivas. Do contrário, o palmeirense fica pessimista, ranzinza porque para onde olha é bombardeado por "fiascos, fracassos, falhas" e outras palavras de mesma qualidade. E leva esse nervosismo e agústia pra dentro do campo. O resultado é aquele que já conhecemos: bons jogadores não conseguem vestir o manto verde, os garotos da base têm medo de errar e somos obrigados a torrar fortunas com medalhões de pouco interesse.
Pensa grande verdão...
2 - Fortalecimento da Mídia Palestrina
A mais forte e atuante entre todos os clubes, a mídia palestrina nasceu do sentimento de cansaço do palmeirense em relação ao que lê, ouve e assiste diariamente do seu clube de coração. Diversas são as causas dessas manchetes a começar pela desorganização interna, passando pelos resultados fracos dentro de campo e terminando simplesmente na má-vontade do jornalista esportivo com as coisas ligadas ao verdão. Vemos os jornalistas sãopaulinos puxarem o saco do São Paulo e nos cornetarem, os corinthianos fazendo o mesmo e os palmeirenses tratarem os outros com isenção e voltarem a corneta para nós mesmo.
A Mídia Palestrina, então, vem filtrando as informações para o palmeirense, criticando construtivamente quando tem que criticar, mas elogiando na mesma proporção quando são tomadas atitudes acertadas. Ou seja, fazendo aquilo que se espera dos jornais. Certamente há excessos, mas os que se excedem o fazem tomados daquele sentimento de revolta e desespero pelo resultados em campo e representam a minoria.
O fortalecimento passaria pela divulgação dos principais sites e blogs palmeirenses, pela preferência na obtenção de informações no dia a dia e nos jogos, nas entrevistas com jogadores e dirigentes e até mesmo com auxílio na obtenção de anúncios para melhorar a qualidade na cobertura.
Em síntese: colocar a mídia palestrina em pé de igualdade com a imprensa esportiva e possibilitar ao palmeirense que faça a migração para essa fonte mais segura e confiável de informação. Os melhores sites, na minha opinião, são o Terceira Via Verdão, do Vicente Criscio, seguido do Verdazzo, do Conrado e o recém criado blog do Paulo Massini, o Super Massa, da rádio CBN, palmeirense como nós. Fica o registro pro Il Palestra do Daniel e pro Bianco Rosso e Verdão do Marcio.
Esperamos, com o tempo, tornar este espaço uma alternativa segura e confiável de informações para o torcedor alviverde.
Abraço a todos e um ano mais verde pra todos nós.
Humbertao, fiquei sabendo do teu blog pelo Criscio !!!! Boa .... Valeu pela menção !!!
ResponderExcluirGrande abraço !!!!