sábado, 19 de março de 2011

Palmeiras, Reciprocidade e Mudanças

Caro Palmeirense,

Hoje, ao abrir o cadernos de esportes do estadão, jornal que assino, fiquei surpreso com a manchete que diz:

"CONTRATO DE TV VAI AGITAR PALMEIRAS" - "Para oposição, clube tem de receber o mesmo que será pago ao Corinthians. Isso não vai ocorrer e clima político deve esquentar".

Logo na sequência, vem a foto do presidente Tirone com a seguinte legenda: "Saia-justa. Tirone sabe que não será equiparado ao rival".

Então vamos recapitular as crises criadas pela imprensa nas últimas semanas:

- Valdívia está descontente no Palmeiras e ameaça sair.
- Valdívia em rota de choque com Felipão.
- COF pode paralisar as obras da Arena.
- Conflito entre Kleber e Felipão.
- Felipão pode sair do Palmeiras, com propostas do Sporting e do Fluminense.
- Palmeiras está sendo rebaixado para o segundo escalão das cotas de TV.

Vivemos um momento da história em que a imprensa adquiriu tamanho poder que agora ela impõe seu pensamento aos leitores/ouvintes, inventa crises e até decide quando o treinador será demitido ou contratado. Isso sempre ocorreu de alguma forma mas hoje acredito que a dimensão seja muito maior. É o que denomino DITADURA DA IMPRENSA.

Voltando à manchete do Estadão, ficam as seguintes questões sem resposta:

- Quem disse ao jornalista que o Palmeiras não receberá os mesmo valores de Gambás e Urubus?
- Como ele pode garantir que isso não ocorrerá, já que a audiência do Palmeiras, apesar de inferior em números absolutos possui poder aquisitivo maior do que a dos times de massa?
- Se, digamos, fecharmos com a Record por valor maior do que o pago pela Globo aos demais clubes, será que os jornalistas que assinam a matéria receberão algum tipo de sanção, ou mesmo farão alguma retratação no mesmo espaço?
- Vale a pena acompanhar as notícias do Palmeiras pela imprensa esportiva que adota, na grande maioria das situações, viés negativo em tudo o que é ligado a nós?
- Porque nenhum jornalista esportivo, tão ácidos quando se trata de Palmeiras, critica a aprovação em tempo recorde do estádio dos Gambas, quando a mesma aprovação demorou muito mais tempo para a nossa Arena?

Pois bem, acho que está na hora do Palmeiras e do Palmeirense agirem contra essa desagradável situação e gostaria de fazer algumas sugestões:

Ao Palmeiras:

1) Adotar a regra da reciprocidade no tratamento aos jornalistas esportivos, passando a responder às agressões imediatamente, pelo site, twitter e mídia palestrina.
2) Realizar parceria com os sites palmeirenses no sentido de permitir a participação de representantes desses importantes veículos de informação nas coletivas de imprensa realizadas durante a semana e após as partidas. O obejtivo é fazer perguntas aos intrevistados abordando também aspectos positivos, que são esquecidos pela imprensa.
3) Treinar um porta-voz para dar entrevistas expondo a versão do clube sobre os temas polêmicos de maneira a impedir que o palmeirense seja bombardeado diariamente com informações destrutivas.
4) Contratar uma grande empresa de comunicação para resgatar a imagem do Palmeiras, tão desgastada nos últimos tempos pela política interna e pela imprensa marrom.

Ao Palmeirense:

1) Deixar de dar audiência a programas esportivos sensacionalistas dominados por bambis e gambás.
2) Cancelar a assinatura da "Falha de SP" e do seu filhote "UOL", informando a eles o motivo do cancelamento.
3) Acompanhar as notícias do Palmeiras pelos diversos sites e blogs batizados de "Mídia Palestrina".
4) Associar-se ao clube , fazendo a sua parte ao participar da vida política do clube, elegendo conselheiros que poderão ajudar a pacificar e profissionalizar o Palmeiras.
5) Aderir ao programa do sócio-torcedor AVANTI, com o objetivo de fortalecer a marca e acompanhar o time nos estádios com facilidades.

Em suma, precisamos rebater as críticas e esclarecer  o palmeirense, de uma vez por todas, sobre assuntos com Arena Palestra Itália, dívida do clube, reforma estatutária, política de formação de atletas, punição a conselheiros que vazam maldosamente informações internas, contratos, etc...

O Palmeiras somente resgatará sua história e tradição quando perceber que o Século XXI é definitivamente a era da comunicação. Não há mais espaço para amadorismo nessa área, que vem sendo dominada pelos leonores há vários anos. Ou acordamos logo para essa necessidade de trabalhar a área da comunicação de maneira séria e profissional, ou futuramente não passaremos de um registro nos livros de história do futebol interpretado pela imprensa esportiva, especialmente a "Falha de SP".

Prisco Palestra

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