Caros Amigos Palestrinos,
Escrevo este post na espera do último vôo que me trará de volta a São Paulo, encerrando minhas férias.
Queria fazer um apanhado do que acompanhei nesses últimos 20 dias e aqui vai uma constatação. O blog Prisco Palestra já é uma excelente fonte de informação. Não dá mais para acompanhar o Verdão sem dar uma passada no blog. Bastidores, resultados, imprensa, etc. Parabéns, Humberto!!
Vamos ao apanhado:
1 - Quero parabenizar o post do Francisco sobre a família palestrina. Muito legal, uma aula que tenta explicar a emoção de ser palestrino e como isso passa de geração para geração. No futuro, vou aproveitar para comentar a questão de violência de torcidas, que foi tema desse post.
2 - Tive a oportunidade de assistir a um jogo do Lakers na semana passada. Já que estamos construindo a Arena, é fundamental que o pessoal do marketing visite outras arenas. Algumas ideias: Ter espaço físico para nossos patrocinadores fazerem promoções e interações com torcedores.
Outra coisa é aproveitar que os jogadores falem com seus torcedores através de um telão de alta definição no estadio. Já que pagamos o direito de imagem, eles podem gravar vídeos pedindo apoio da torcida, pedindo para preservarem o estádio e contando curiosidades.
Por fim, antes do inicio de cada jogo, um vídeo "motivador" mostrando a saga e a historia da instituição Palmeiras, simplesmente o Campeão do Século. O do Lakers foi algo de arrepiar. Dentro das obviedades, estacionamento amplo, lugar marcado e comida e bebida boa e acessível.
3 - Gostei de um ponto na polêmica Kleber x Felipao. Ele disse que o técnico gosta de resolver pendências pela imprensa. O Gladiador tem razão. Tomara que tenha servido para "chacoalhar" o experiente e bem remunerado técnico.
4 - Para quem ainda não leu, acessem o blog do PVC. Apesar de ser colunista da Folha, criticou indiretamente o jornal, buscando informações precisas sobre a Arena, com direito a entrevista com o Tirone. Exemplo de bom jornalismo.
5 - Quanto à renovação do contrato de TV, vale relembrar um episódio do filme "Uma Mente Brilhante" onde ele elabora a teoria dos Jogos. É evidente que os clubes ganhariam mais unidos. Mas, já sabemos que profissionalismo não é muito comum nos nossos dirigentes. Eu, particularmente, acho que a Globo ajuda mais a vender o negócio futebol.
Por outro lado, esta ficando cada dia mais claro o custo da diminuição da torcida palmeirense. Marketing e dirigentes, atenção. Se nossa fonte de receita ficar menor que a dos nossos adversários por muito tempo, teremos sérios problemas.
6 - Apesar de não arrancar suspiros, o time esta classificado para a próxima fase das duas competições. Minha opinião permanece a mesma. Com todos os titulares à disposição, entendo que o Palmeiras só é inferior ao Santos que também não vive seus melhores momentos. O SP se fortalece muito com o Luis Fabiano, mas, mesmo assim, não acho que seja um esquadrão. De qualquer forma, vale aprender com o passado.
Não temos um elenco mais forte porque sacamos o futuro no Brasileirao de 2009. A conta sempre chega. Não podemos cair na "tentação" de pedir jogador a toda hora, reforçando o ciclo do contrata, vaia, manda embora, continua pagando salário, contrata outro, vaia...Estamos assim desde a saída da Parmalat e os resultados estão ai para quem tem alguma duvida.
Então, ate porque não tem outro caminho, o melhor é apostar em jogadores "com fome" ao invés de medalhões e insistir com um elenco e comissão tecnica por, pelo menos, 18 meses. Temos que apoiar os jogadores, mesmo que a vontade seja de arrancar a cabeça deles em alguns jogos e "exigir" que nossos pilares segurem a bronca quando a coisa apertar (Kleber, Valdivia, Marcos e Felipao). Principalmente em torneios mata x mata, esse time tem chance de beliscar alguma coisa.
Abraços,
Marcelo, o racional
Caro Marcelo, tens toda a razão sobre o sucesso do Blog, parabéns ao Humberto pela iniciativa e presteza na manutenção. Sobre a "Famiglia Palestrina", obrigado pelas palavras, foi um pedido do Humberto que eu não podia negar. Sobre a Folha, lanço a sugestão para que todos enviem e-mail para Suzana Singer (ombudsman@uol.com.br) relatando as parcialidades do periódico.
ResponderExcluirParabéns pelo relato especial, lá realmente é outro mundo.
Um forte abraço